terça-feira, 20 de julho de 2010

Romance no Trabalho

O número de horas que passamos trabalhando é consideravelmente maior do que o que passamos em qualquer outro lugar. Por esse motivo, o ambiente de trabalho tem se tornado cada vez mais um ponto de encontro de casais. Tudo começa com alguns olhares suspeitos, conversas no café, e-mails de bom dia, até chegar o convite despretensioso para um almoço.

Apesar de comum, namorar alguém do trabalho é muito mais complicado que qualquer outro relacionamento. Não existe diferença entre trabalho e romance, a vida pessoal fica muito exposta para todos da empresa. Então, se você namora um(a) colega ou está planejando iniciar um romance, vale a pena prestar atenção nos seguintes pontos:

O que a empresa pensa a respeito? Muitas companhias possuem políticas de relacionamento. Algumas proíbem totalmente, outras permitem desde que não seja da mesma área e o restante deixa a critério dos funcionários. Para saber como funciona na sua empresa, nada melhor que utilizar o RH. Mas saiba das conseqüências que poderá encarar: se sua empresa não permitir, e ele(a) for o(a) homem(mulher) da sua vida, mude de emprego, mas não deixe passar a oportunidade de viver um grande amor.

Como abordar meu(minha) colega? Cuidados extras devem ser tomados com relação a esse assunto. A empresa não é um bar e a paquera deve ficar da porta para fora. Só dê o próximo passo quando tiver certeza de que seu sentimento é recíproco. O “trauma” de um fora ou uma situação mal resolvida é muito mais complicada quando se tem que encarar a pessoa diariamente. Ficar em uma festa de escritório porque bebeu um pouco demais, pode tornar o dia seguinte um pesadelo.

Será que ele(a) é maduro(a)? Realmente essa é uma pergunta que precisa ser analisada antes de iniciar qualquer relacionamento no ambiente profissional. Análise o comportamento da sua paquera e perceba sua maturidade emocional. Caso ela sempre fale de ex e é bastante emotiva, a dica é repensar algumas vezes antes de se envolver. Você poderá ter uma grande dor de cabeça. Por outro lado, não adianta ele(a) ser maduro(a) e você um poço de emoção. Principalmente as mulheres têm o poder de se envolver muito rápido.

Estamos namorando. E agora? Existem duas decisões básicas que precisam ser tomadas juntos: como contar para os outros e como se comportar no trabalho. É importante definir como vai ser a relação de vocês no ambiente de trabalho: vão namorar naturalmente ou fingir que não existe nada entre vocês? No início é sempre melhor manter a relação secreta, mas apenas se vocês estiverem de acordo. Fique claro para ambos que isso NÃO significa vergonha ou falta de carinho; apenas uma proteção e respeito à imagem de vocês.

Tenho que manter a discrição? Sim. Sempre. Mesmo que vocês sejam casados há vários anos, o ambiente de trabalho não é o local adequado para lavar roupa suja, muito menos para romance. Visita na mesa um do outro, almoçar sempre juntos, discussões da vida pessoal são recriminadas. No escritório você e ele(a) devem ser apenas profissionais individuais, e não um casal.

Quem vai crescer mais na empresa? Cuidado com a competição inerente as pessoas. Por mais que um casal se ame loucamente, ainda é raro encontrar um homem que fique realmente feliz se a mulher é promovida e ele continua no cargo anterior. Conversem muito sobre essas possibilidades e encarem a carreira como algo a mais no relacionamento. Alinhar expectativa e saber até onde o(a) parceiro(a) quer chegar é muito importante para um relacionamento saudável e feliz.

Não tenho mais tempo para mim? Essa é uma sensação que passa sempre na cabeça dos casais que passam muito tempo juntos. E só piora se casarem ou morarem juntos. Não importa quanto você ame alguém; todos nós precisamos de tempo sozinhos e normalmente o trabalho cumpre esse papel muito bem. Mas ao ter um relacionamento no trabalho, as chances de você passar todas suas horas acordadas juntos é muito grande. Dica: sempre que puder saia sozinha(o), com amigas(os), mantenha algum tipo de distância.

Acabou! Como volto para o escritório? Pois é. Esse é a pior situação que um casal pode ter: terminar o relacionamento e ter que se encarar diariamente. Afinal, nada melhor que um tempo longe para esfriar o coração. Tente tirar uma semana de férias para arejar a cabeça, pois é duro lidar com sentimento de rejeição. Não leve mágoa para o escritório e seja forte para separar as situações.

Quero terminar, mas vejo ele(a) todo dia. Mesmo com essa dificuldade do encontro diário, não perca mais tempo em um relacionamento que não vai funcionar. Se já descobriu que não quer, não enrole, pois quanto mais tempo passar, mais doloroso fica. Como você quer sair dessa situação, mas precisa continuar encarando a(o) ex, a melhor decisão é tentar ter essa conversa na sexta feira, para dar a ela(e) um tempo para pensar, chorar, esfriar a cabeça e poder te encarar de maneira mais madura na segunda feira.

Não esqueça:

- É sempre melhor namorar alguém de outra área. Dessa forma vocês não terão que trabalhar juntos a todo momento.

- Deixe que as coisas aconteçam bem devagar. Quanto mais precaução você tiver, menos sofrerá.

- Não se envolva com alguém comprometido. Se já é complicado e não aceitável fora do trabalho, nesse ambiente é uma péssima atitude.

- Não use o e-mail da empresa para mandar mensagens de amor. Muitas pessoas podem ter acesso a sua intimidade. É melhor mantê-la apenas para você e seu(sua) parceiro(a).

- Não comece um novo relacionamento no trabalho, logo após o término de um. Isso aumenta as chances de uma má reputação na empresa.

- Jamais namore seu chefe ou subordinados. Esse tipo de relacionamento tem que ser evitado a qualquer preço. Caso se apaixone por alguém em um desses casos, dê um jeito de mudar de área. - Prepare a orelha. As pessoas vão falar, criticar, dar palpite e julgar muito o seu relacionamento. É muito bom ter assunto novo para o almoço, e tenha certeza: você será o alvo. Para deixar de ser assunto, tenha um relacionamento maduro e uma postura respeitosa. Enfim, posso dar inúmeras dicas para você pensar, mas quando o olhar cruza e o coração dispara tudo o que se quer é a outra pessoa. Apenas pense, reflita e pondere seus sentimentos antes de embarcar em uma aventura em um ambiente um pouco mais hostil!

Fonte: http://www.portaldoamor.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails