terça-feira, 31 de agosto de 2010

Auto-Sabotagem - Joseph O’Connor

Temer o fracasso não é o mesmo que desejar ter sucesso. Quando você deseja ter êxito focaliza o seu objetivo. Você faz tudo ao seu alcance para atingi-lo. Você organiza seus recursos, elabora um plano de ação claro e acompanha o seu progresso. No final, tendo êxito ou não, você deu o melhor de você. O medo de falhar é o oposto. Você perde a concentração em seu objetivo e, ao invés disso, concentra-se em não falhar. Sua mente inconsciente não processa negativos. Caso pense em não falhar, você ainda estará pensando nas falhas, e é aí que sua atenção estará. Em seguida vem a auto-sabotagem.

Certa vez treinei um golfista muita bom. Ele estava em vias de participar do tour em que poderia ganhar uma ótima quantia em dinheiro. Tinha talento, porém, justamente quando precisou de uma boa tacada “engasgou”. Ele descreveu a típica situação em que precisava de uma boa tacada para fora do tee. Sabia que precisava bater com exatidão. Sabia que se a bola saísse para a esquerda do objetivo, estaria no long Grass, e fora do centro do campo, na área de grama alta, o rough. O que passou pela sua cabeça enquanto se aproximava para jogar? Ele ouviu uma voz em sua cabeça repetindo. “Não lance a bola para o rough. Tenha cuidado, não saia para a esquerda”. Ele viu uma imagem mental do rough – com sua bola em cima.

Onde estava a atenção dele? No rough. Seu diálogo interno até mesmo deu-lhe instruções sobre como chegar lá. O resultado? Ele lançou para a esquerda. Trabalhou suas imagens internas e diálogo interno para que se concentrassem no que desejava e não no que desejava evitar. Isso causou uma grande melhoria em seu jogo.
O que você pode fazer a respeito do medo de falhar? Concentre-se no que deseja. (E não tente evitar o medo de falhar, ou então irá emaranhar-se em nós existenciais!) Quando você está concentrado no que deseja não há espaço para mais nada.

CRÉDITOS:
Livro: Liberte-se dos medos
Autor: Joseph O’Connor
Editora: Qualityark Editora: www.qualitymark.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails