terça-feira, 31 de agosto de 2010

Manual de Instruções para a Vida - Roberto Vieira Ribeiro

Foi de repente. Nem deu tempo para o comandante avisar sobre a tempestade. As luzes piscaram e o avião corcoveou mais que cavalo de rodeio. E, em meio a histeria, geral as máscaras de oxigênio surgiram penduradas a frente. Cenas dramáticas, protagonizadas por atores da vida real, sem direito a dubles, ensaios ou repetições. Fosse um filme e estaria fadado ao sucesso, daqueles que fazem a felicidade geral: com suspense e efeitos especiais para diretor nenhum botar defeito. Atraem multidões e milhões para as bilheterias, vende pipocas, balas e refrigerantes.

Você já viveu alguma situação-limite? Então, sabe que é mesmo coisa de filme, dos bons.
No caso, a virtual tragédia imediata, se confirmada, seguiria candidata as estatuetas da academia. E os sonhos frustrados dos passageiros inspirariam fãs de coração enternecido.
Mas, será se as suas histórias ficariam bem no vídeo? Infelizmente, se mudarem de opinião e quiserem alterar o enredo, já não será possível. Agora é tarde demais porque na vida não há treinos: sempre é o próprio jogo. A essa altitude, dentro daquela aeronave, o Dr. Destino, provavelmente, já registrou o final da película no cartório do céu. Ou terá sido no outro? E os imagino, impotentes, assistirem as cenas principais das suas vidas passar a velocidade da luz, na descendente. E, pensam: há!, se eu pudesse ...

Enquanto há tempo, vamos encarar os fatos: a verdade é que nós viemos ao mundo sem manual de instrução. Ao menos daqueles que estamos acostumados a receber e não ler. Do tipo que avisa logo na capa: leia com atenção antes de ligar. E apresenta, em detalhes, todos os componentes, com fotografia, características, funções e modo de usar. Com procedimentos-padrão para os casos de mau funcionamento e 0800 para tirar dúvidas ou registrar reclamações, quanto a defeitos de fabricação. Termo de garantia, para nós não existe e substituição, nem pensar!

O que faz falta, porque há ocasiões em que os problemas são tantos, que parece que o mundo vai desabar sobre a nossa cabeça, não é mesmo? Ficamos confusos e inseguros até para dar um passo. E a vida se apresenta tão estressante e imprevisível quanto um acidente aéreo: cujo desfecho foge ao nosso controle. Em momentos assim há quem fique acuado e se pudesse voltaria pra barriga da mamãe: aconchegado, alimentado e em segurança. O que pode parecer conveniente, mas essa fase já passou.
Assim é a vida: uma dádiva, benção divina e um privilégio. Quanto a isso, tenho a mais absoluta certeza. E, os problemas que enfrentamos são oportunidades disfarçadas de desafios. Que, superados, abrem as portas do crescimento pessoal e profissional: é como os vencedores escolhem pensar, dia após dia, porque mesmo que as coisas não sejam tão simples, encarar deste modo nos estimula a ter melhores atitudes. E, é da qualidade delas que o improvável para a pessoa média é convertido em realidade por quem decide ousar.

No passado o Criador enviou os seus profetas para nos ensinar, agora, repete a dose e manda gente como a gente o seu manual divulgar. Como poucos deram ouvido, ele então não teve jeito e criou outros efeitos pra nos chamar a razão. Vendas, carreira, negócios e outras questões adicionais, são importantes na vida e devemos aprender mais.
Mas, cuidado, há os falsos em qualquer tempo ou lugar: separe o joio do trigo e não corra nenhum perigo com o que irá se alimentar. Na forma oral ou escrita, na mídia áudio, revista ou ditas de um palco, talvez. Lá em cima está um deles, com o manual que recita pra várias pessoas por vez. E, para ensinar tanta gente, cita exemplos e conta histórias, usa imagens, interpreta e com retórica busca alcançar você.
Aproveite e assimile, o que for pra hora use agora, o mais aplique depois. Entenda que o manual serve a todos por igual, no tempo de cada um. E, se o gajo lá de cima inspirar desconfiança, não se intimide e faça o teste da semelhança. Se as instruções que ele cita, forem sem nexo e ditas com a pompa de um Zeus: desconfie e se informe, porque isso está disforme. O manual verdadeiro é objetivo e prático, visa a sua Motivação & Resultados e foi inspirado em Deus.

Assim como veio a turbulência se foi, tal qual os fatos da vida. Emocionados, agradecidos e literalmente aliviados, um a um, os passageiros começaram a se recompor. Trôpegos, foram aos passos retomar sua rotina, e lustrar a dignidade manchada que foi lá em cima. Foi um susto é verdade, mas valeu mais que faculdade toda essa agitação. E, a menos que prefira ter sua própria experiência, sugiro que resolva tudo isso de uma vez: contrate já esse profeta e dele fique freguês.

-----
Este texto faz parte do livro Assim é que se faz, Desenvolvimento pessoal e profissional.
Roberto Vieira Ribeiro (www.motivacaoeresultados.com.br) é palestrante e consultor especialista em motivação e vendas, com foco em resultados. Ou seja, no aumento da performance, produtividade e vendas dos seus clientes. É autor da série de CDs Motivação & Resultados e do audiocurso A Venda Passo a Passo I, II e III, entre outros.
Este texto é um dos temas de suas palestras e treinamentos.

Contato: roberto@motivacaoeresultados.com.br / (41)272-3260 / 233-4172



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails