terça-feira, 28 de setembro de 2010

Respirando, Inspirando-se e Renascendo - Vera Lucia Ferreira

A respiração é a função mais básica da vida, mas longe de ser apenas um fenômeno fisiológico, o ato de respirar, não só recarrega o nosso corpo de oxigênio, mantendo nossas funções vitais, como também funciona como uma ponte entre esse corpo e o espírito.

A afirmação de que a respiração é ponte entre o corpo e o espírito é testemunhada por seu atributo singular de ser um ato com características duplas. Assim como nosso coração pulsa involuntariamente, a nossa respiração acontece sem que nos demos conta dela, num processo inconsciente e automático. Contudo, ela não é apenas um processo inconsciente e automático, mas pode se tornar facilmente uma prática consciente e intencional.

Embora respiremos continuadamente de forma inconsciente, também podemos fazê-lo conscientemente, influenciando e controlando seu fluxo. Essa qualidade especial da respiração – de ser inconsciente e consciente ao mesmo tempo – estabelece a conexão entre os aspectos inconscientes e conscientes do nosso ser, entre o corpo e o espírito. Atualmente, o reconhecimento dessa qualidade tem inspirado várias práticas terapêuticas que usam a respiração como ferramenta fundamental para facilitar uma integração saudável entre os vários aspectos do ser, como o Renascimento, por exemplo.

Assim como os iogues afirmam, a relação entre a respiração e os estados físico, mental e espiritual, destacam o fato de que a maneira como respiramos está associada a alguns estados mentais. No Renascimento usamos a respiração consciente, partindo dessa premissa para movimentar a energia, encorajar a expansão da consciência na dimensão do corpo físico e, além deste, para o níveis mais sutis do Ser.

Essa visão, que enfatiza a consciência da respiração e seu papel como veículo de energia é confirmada diariamente pelos praticantes do Renascimento que reconhecem em sua prática uma poderosa ferramenta de autoconhecimento, transformação e auto-cura.

A respiração no Renascimento funciona como um processo de abertura à vida. Quando estamos respirando nos entregamos à energia e ela flui para todo o corpo. A chave para essa entrega é uma respiração plena e relaxada, uma respiração completa, que enche os pulmões e que é também conhecida como respiração circular. A inspiração e a expiração conscientes, integradas neste fluxo de energia circular expansivo e livre, propiciam uma experiência de estados ampliados de consciência, onde acontecem processos curativos espontâneos, uma compreensão profunda de nossa totalidade, um sentimento de plenitude e um despertar espiritual para a vida, abrindo nossos corações e mentes.

Respirar conscientemente libera toda a resistência que podemos ter com relação à vida, nos colocando em contato consciente com a fonte de energia que nos mantém vivos, garantindo renovação e transformação, num processo criativo e inspirado.
Respirar com consciência é inspirar-se constantemente. É nutrir e expandir o nosso potencial de criar e tecer a nossa vida de maneira perfeita.

Respire, inspire-se e sinta-se renascer a cada momento como um Ser mais consciente de si mesmo, de seu potencial divino e de sua conexão com o Universo. Esta é uma das mais gratificantes e naturais formas de você sentir que Somos Todos Um.

“Respire profunda e tranqüilamente, através de cada célula de seu corpo; sorria alegremente e liberte a cabeça de todas as preocupações e ansiedades; finalmente respire a bênção do amor, esperança e imortalidade que está emergindo do ar e você entenderá o significado da respiração humana.”
Pundit Acharya

Se você quer saber mais sobre Renascimento e Respiração visite meus sites.

Vera Lucia Ferreira é psicóloga, renascedora e mestre de Reiki.
Tels para contato: 213350-2843 / 2193027394
Sites: www.luzreiki.com.br / www.renascendo.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails