quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Aprenda a Cuidar das Energias do Seu Banheiro - Franco Guizzetti

Apesar de não ser o lugar mais aconchegante da casa, o banheiro é, sem dúvida, o mais disputado. Lá a gente esquece da vida, coloca a leitura em dia, ensaia para o karaoquê e desperdiça uma quantidade incrível de água (sem contar que colocamos a leitura em dia!)

Água, essa é a palavra chave. O elemento água corresponde à Prosperidade e é justamente pelo banheiro que ela literalmente entra pelo cano e vai embora de casa. É por isso que o banheiro é considerado um lugar muito problemático pelo Feng Shui. Lá depositamos todos os nossos dejetos e impurezas e, se esse cômodo não for muito bem cuidado, pode ocasionar, além das perdas materiais, problemas de saúde, gastos excessivos e desnecessários, desgaste nos relacionamentos afetivos, dificuldades no trabalho e negócios e muitas noites mal dormidas.

Poucos espaços interiores são projetados para serem usados exclusivamente por uma pessoa de cada vez. Os banheiros têm funções particulares e lá nos sentimos vulneráveis, indefesos e expostos no que o ser humano tem de mais animal: suas sujeiras físicas, seus cheiros e secreções.

Os chineses costumavam construir os banheiros em locais separados da casa a fim de resguardar a privacidade dos usuários e poupá-la de possíveis desvitalizações ou contaminação por energias mais densas.

Exageros à parte, ouvir o som da descarga do toalete pode provocar sentimentos desagradáveis ou constrangedores em visitas mais formais, tanto é que os fabricantes de válvulas se esforçam para colocar no mercado modelos cada vez mais silenciosos.

Elemento água simboliza fartura e dinheiro

Costumamos usar o termo "levou um banho" para expressar uma derrota feia e significativa. "Entrar pelo cano" também é outra expressão desagradável, que implica perdas e derrotas. Mais do que trocadilhos e jogo de palavras, nossa propriedade pode ser falcilmente atraída para esse cômodo e mandada embora pelos ralos.

Para não causar problemas à família, o banheiro deve ser muito bem cuidado e sua localização estudada com muito critério. Como, infelizmente, nem todos os arquitetos estão atentos a esses detalhes importantes, um consultor de Feng Shui pode fazer algumas intervenções a fim de corrigir alguns pontos.

O banheiro deve ser mantido impecavelmente limpo e livre de cheiros desagradáveis. Uma boa luminosidade ajuda a energizar o local e a ventilação a renovar o ar e as energias. Banheiros sem janelas ou qualquer meio de ventilação são muito problemáticos. Encanamentos velhos e com vazamentos, nem pensar! As louças sanitárias, vidros e portas devem estar em bom estado e evite bagunça. Nada de roupas espalhadas, cremes ou shampoos jogados.

Como decorar seu banheiro

A decoração deve ser simples e sem muitos ornamentos. Banheiros muito entulhados são ruins. Para elevar o padrão da energia, opte por objetos de cor verde ou em madeira. As plantas que crescem para cima também são muito positivas. Se o local não for propício para o cultivo de plantas, você pode tranqüilamente utilizar as artificiais.

Perfumes, sprays, incensos e tudo o que cheira bem ajuda a manter o ambiente positivo. Com relação às cores das paredes, todas as que sejam claras são bem vindas, apenas evite o vermelho e suas derivações, uma vez que, sendo regidas pelo elemento fogo, podem causar um certo conflito no local - fogo e água não combinam.

A localização do banheiro é primordial para a saúde energética da casa e seus moradores. Um banheiro nunca deve estar de frente para a porta da cozinha, já que deixaria a principal área de prosperidade desvitalizada. O mesmo vale para as portas dos quartos, provocando sono intranquilo, cansaço e até insônia.

Também é muito negativo quando a porta da frente se abre diretamente para um banheiro. Dessa maneira, a energia que entra para a casa pela porta principal é automaticamente sugada pelo banheiro e remetida pelo ralo, deixando todos os outros ambientes sem energia.

O mesmo acontece para banheiros localizados no fim de um corredor. Os corredores têm a propriedade de acelerar o "chi" (energia vital), levando-o mais rapidamente direto para o ralo do banheiro. Colocar um banheiro bem no centro da casa não é uma boa idéia, aliás, é uma péssima idéia. O centro da casa é o seu coração.

E, para terminar, mantenha sempre fechada a porta do seu banheiro, principalmente nos casos de suítes, que são práticas, mas energeticamente impróprias. O vaso sanitário deve ficar em uma posição em que não seja visível sempre que a porta estiver aberta e com sua tampa sempre fechada.

Franco Guizzetti - Consultor de Feng Shui para Empresas e Residências. Consultor de Radiestesia. Ministra Cursos de Feng Shui Básico e Profissional.
Contatos: www.almaserena.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails