quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Livro: Amor e Superação - Luiz Alberto Py

Sinopse
Quem já perdeu alguém ou alguma coisa, sabe: não existe nada mais doloroso do que esse sofrimento. Em Amor e superação, o psicanalista Luiz Alberto Py faz reflexões sobre a perda e mostra como os pensamentos podem ajudar a lidar com essas dores, aliviá-las e, até mesmo, transformá-las em uma força benéfica e geradora de energia vital. Para o autor, viver bem e intensamente cada momento é o antídoto necessário para suportar melhor a ausência deixada pelos que se vão.

Para o autor, antes de começar a falar de perdas, é preciso tocar em um outro tema: a autoestima. Quando ela está fortalecida, a pessoa consegue enfrentar melhor as dificuldades causadas pelas perdas. Segundo Py, o elemento mais importante para o aumento da capacidade de amar é a autoestima, pois é a partir dela que cada um desenvolve as bases para um relacionamento saudável.

Embora a emoção seja o motor do ser humano, é preciso deixar que a razão direcione nossos sentimentos e comande nossa vida afetiva. É o lado racional que nos ajuda a organizar a existência de acordo com o ambiente e impede que sucumbamos à dor. Para superar a perda, é necessário manter viva a esperança e acreditar na capacidade de ressurreição do coração arrasado.

Entre os conselhos para recém-separados, Luiz Alberto Py ressalta a importância de aceitar a realidade, preservar o amor dentro de si mesmo, perdoar, procurar manter a calma e fazer o possível para proteger sua vida e sua saúde. Tomar cuidado para não se envolver prematuramente em um novo relacionamento também é essencial, já que leva tempo para se estar em condições de amar de novo. Caso existam filhos, é preciso pensar sempre neles, escolhendo o que for melhor em função disso.

Dividido em seis capítulos, além da introdução e do epílogo, Amor e superação aborda questões delicadas como a perda dos pais, de um filho ou da pessoa amada, dando exemplos tanto da vida do autor como de pessoas que lhe escreveram contando seus problemas. Por meio da experiência dos outros é possível perceber que ninguém está sozinho no sofrimento e o tempo ajuda a cicatrizar as feridas, mesmo as mais profundas.

Rocco

Já nas livrarias!
Site do autor: http://doutorpy.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails