quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Subindo Na Escala Emocional - Abraham-Hicks

Quando usar esse processo

• Quando você não se sente bem e está tendo dificuldade de sentir-se bem
• Quando algo aconteceu a você ou a alguém próximo a você, fazendo com que você perca a noção das coisas (algo como a morte de alguém, um amor que foi embora, a perda de seu cachorro, etc.)
• Quando é necessário que você lide com alguma crise
• Quando você foi diagnosticado com alguma doença que o amedronta
• Quando alguém que você ama foi diagnosticado com alguma doença amedrontadora
• Quando um filho seu, ou alguém muito próximo a você, está vivenciando um trauma ou crise

Escala emocional atual

Esse processo “Subindo na Escala Emocional”

será de bastante valia quando sua escala emocional estiver variando entre:

(17) Raiva e (22) Medo/Tristeza/ Depressão/ Desespero/ Impotência.

(Se você não está certo sobre qual é a sua escala emocional, volte ao capítulo 22 e pesquise as 22 categorias da Escala de Orientação Emocional).
O contraste de sua experiência de vida o ajuda a identificar suas preferências e desejos. E sempre que você os verbaliza, alto ou não, a Fonte escuta cada uma de suas preferências ou desejos – não importa quão grandes ou pequenas possam parecer – e os responde. E o Gerente, chamado Lei da Atração, alinha circunstâncias, eventos, outras pessoas e todo o tipo de coisas para ajudar na realização de seus desejos. Em outras palavras, você pede e lhe é concedido – mas, você precisa permitir.

Lembre-se, não há Fonte Não-Física de trevas, doença, confusão ou maldade. Há apenas o Fluxo de Bem-Estar e ele flui em sua direção o tempo todo. E a menos que você ofereça resistência de algum tipo, você será o completo recebedor de tudo, e suas emoções o ajudam a entender à que amplitude você está permitindo ou resistindo ao Fluxo. Em outras palavras, quanto melhor você se sente, menos você está resistindo; quanto pior você se sente, mais você está resistindo.

O Processo Subindo na Escala Emocional o ajudará – não importa onde você esteja, não importa o que esteja criando, e não importa como se sente – na redução de seu estado de resistência e na melhora de seu estado de permissão; e todo sentimento de alívio será um indicador de liberação de resistência.

Queremos ajudá-lo a entender que a Criação Deliberada é realmente sobre deliberadamente alcançar um estado emocional.

Por exemplo:

- Quando você não tem dinheiro suficiente, você quer mais. Mas o que queremos que entenda é que a distância que você estará viajando não é a distancia entre dinheiro insuficiente para dinheiro suficiente, mas – ao invés disso – é a distância entre o sentimento de insegurança e o de segurança. Uma vez que você pratique o pensamento que o faz sentir-se consistentemente mais seguro, o dinheiro precisa seguir esse estado.

- Quando você está doente, você quer estar bem, mas a distancia que você viajará não é a da doença para a saúde – mas do medo para a confiança. Uma vez que você pratique pensamentos que o façam sentir-se mais confiante, a melhora física precisa seguir esse estado da confiança.

- Quando você não tem um parceiro e quer encontrar um, a distancia que você na verdade está viajando é do sentimento de estar sozinho para o sentimento da excitação ou satisfação. Uma vez que você pratique os pensamentos que o façam sentir-se excitado ou antecipado, o parceiro perfeito precisa se seguir à condição.

Você pode dizer “Quero um carro novo”, mas o que o Universo está escutando é:

- Não estou feliz com meu carro atual

- Sinto-me embaraçado com esse carro atual

- Sinto-me desapontado por não ter um novo carro

- Sinto inveja por meu vizinho ter um carro muito melhor

- Tenho raiva por não poder comprar um carro melhor

Você pode dizer “Quero estar bem”, mas o que o Universo escuta é:

- Estou preocupado com meu corpo. Estou desapontado comigo mesmo. Estou preocupado com minha saúde.

- Estou com medo de ter uma experiência ruim, como minha mãe teve. Estou com raiva por não cuidar melhor de mim mesmo.


Você pode dizer “Quero encontrar um outro trabalho”, mas o que o Universo escuta é:

- Estou com raiva porque meu empregador não vê meu valor

- Sinto-me chateado

- Sinto-me infeliz com meu salário atual

- Estou frustrado porque não posso fazê-los entender. Sinto-me oprimido com tanta coisa para fazer

Não há nada que você ou qualquer outra pessoa queira que exista sem ser pela razão de você pensar que se sentirá melhor ao alcançar. Uma vez que você, conscientemente, identifique seu estado atual de emoção, se torna mais fácil você entender se está escolhendo pensamentos que o movem mais próximo do que deseja ou distante do que deseja. Se você fizer do sentimento melhorado, ou da emoção, o seu real destino, então qualquer coisa que você queira, irá rapidamente se seguir a eles.

O que se segue é a lista básica das emoções (que também estão no Capítulo 22), começando com aquelas que contém menos resistência, até àquelas que contém mais resistência. As emoções que possuem vibrações similares estão indicadas na mesma linha.

Essas emoções variam dos extremos do máximo de permissão de sua Fonte de energia ao do máximo da não permissão de sua Fonte de Energia – e eles são indicados pelas palavras de Autorização ou Alegria num dos extremos da escala, até a Depressão ou Impotência no outro extremo.

As palavras, ou títulos, que foram dadas a essas emoções não são totalmente acurados, pois diferentes pessoas sentem as emoções de formas diferentes, mesmo quando estão usando palavras similares. De qualquer modo, o Universo não responde às palavras; ele responde à sua emissão vibracional, que é acurada e sempre acompanhada de suas emoções.

Sendo assim, encontrar a palavra perfeita para descobrir a forma como você se sente não é essencial para esse processo, mas sentir a emoção é importante – e encontrar formas de melhorar o sentimento é muito mais importante. Em outras palavras, esse jogo é estritamente sobre descobrir pensamentos que lhe dê sentimentos de alívio.


Uma escala de suas emoções se pareceria mais ou menos como abaixo:


01 – Alegria/Conheciment o/Poder/Liberdad e/Amor/Apreciaçã o

02 – Paixão

03 – Entusiasmo/Vivacida de/Felicidade

04 – Expectativas Positivas/Fé

05 – Otimismo

06 – Esperança

07 – Contentamento

08 – Enfado

09 – Pessimismo

10 – Frustração/Irritaçã o/Impaciência

11 – Opressão

12 – Desapontamento

13 – Dúvida

14 – Preocupação

15 – Acusação

16 – Desencorajamento

17 – Raiva

18 - Vingança

19 – Aversão

20 – Inveja

21 – Insegurança/Culpa/ Desvalorizaçã o

22 – Medo/Tristeza/ Depressão/ Desespero/ Impotência


Eis a maneira como poderíamos aplicar esse processo poderoso: quando você estiver consciente de que está sentindo alguma emoção negativa bastante forte, tente identificar que emoção é. Conscientemente pense sobre o que pode estar chateando-o até que possa definir as emoções que está sentindo.

Considerando os dois extremos dessa escala emocional, pergunte-se “Estou sentindo poder ou impotência?”.

Mesmo que você não esteja sentindo nenhuma dessas emoções precisamente, você será capaz de dizer qual é a propensão de seu estado emocional exatamente agora. Assim, nesse exemplo, se sua resposta for “impotência”, minimize a escala do que está considerando e pergunte-se “isso se parece mais com impotência ou com frustração?”. Ainda, a impotência. Então, minimize a escala um pouco mais. “Isso se parece com impotência ou preocupação?”. Conforme você continua (não há um certo ou errado nisso), provavelmente você será capaz de definir acuradamente o que você realmente está sentindo em relação à situação que está vivenciando.

Assim que encontrar seu nível na escala emocional, seu trabalho é tentar encontrar pensamentos que lhe dêem um leve sentimento de alívio da emoção que você estiver sentindo. Um processo de verbalizar em alto som ou escrever seus pensamentos lhe dará uma noção melhor de como você está se sentindo. Quando você fizer uma declaração com a intenção deliberada de induzir-se a uma emoção que lhe dê um leve sentimento de alívio, você começará a liberar resistência e será mais capaz de subir na escala vibracional para um lugar/estado de sentimento muito melhor. Lembre-se, um sentimento melhorado significa uma liberação de resistência e uma liberação de resistência significa um ótimo estado de permissão do que você realmente quer.

Assim, usando a escala emocional e começando onde você está, olhe a emoção que está onde você acredita que está e tente usar algumas palavras que o guiem a um estado emocional de menor resistência.

Por exemplo, uma mulher se pegou em um estado de tremenda resistência e de dor por causa da morte de seu pai. Embora ele tivesse estado seriamente doente e sua morte fosse esperada, quando aconteceu ela se viu numa profunda depressão. Ela se sentia impotente e extremamente aflita em resposta a seu foco sobre o descontrole a respeito da morte de seu pai.

Durante os dias anteriores à morte do pai essa mulher raramente saia do lado dele, mas ele ficou inconsciente durante um dos raros momentos em que ela não estava com ele e ele não acordou mais antes de morrer. Como ela ficava pensando sobre não ter estado ali naquele momento para poder ter uma ultima conversa com ele, pensamentos de tremenda culpa invadiram-na. E embora, conscientemente, ela não reconhecesse nenhum pensamento melhorado para a culpa que sentia, essa transição vibracional era muito importante para ela. Então, seus pensamentos se transformaram em uma raiva muito potente. Ela focou sobre a mulher que havia estado com seu pai quando ele ficou inconsciente e sentiu raiva dessa mulher como se ela tivesse dado a seu pai uma dose de medicamento muito forte (com o intuito de fazer com que seu pai se sentisse mais confortável); e ela começou a culpar essa mulher por ter privado-a da ultima conversa com o pai.

Ela não percebia naquele momento, mas os sentimentos de culpa, raiva, ira e censura – cada um deles – eram melhoras definidas sobre o estado vibracional da resistência pela ferida de seu luto. Ela se sentia melhor em sua censura – muito melhor, de fato. Ao menos, ela podia respirar e era capaz de dormir um pouco.

Claro, é sempre melhor quando você atinge um estado melhorado de emoção deliberadamente. Mas, como nesse caso, quando as emoções melhoradas são descobertas naturalmente e inconscientemente, cada melhor dá acesso a algo muito melhor.

Uma vez que você encontre o alívio que a raiva e a censura podem oferecer dessas emoções sufocativas de impotência e tristeza, você pode subir mais rapidamente em sua escala vibracional. E embora possa levar um dia ou dois para mover-se mesmo que de um nível vibracional a outro, do nível da tristeza (22) para o da culpa (22), o da vingança (18), o da raiva (17), o da acusação (15), você pode reclamar sua conexão com a Fonte e com seus sentimentos de potência num período de tempo mais curto do que qualquer um percebe.

Eis um exemplo de declaração consciente que essa mulher poderia ter oferecido para melhorar a forma como se sentia:

- Fiz tudo o que podia para ajudar meu pai, mas ainda não foi o bastante. (Tristeza)

- Sinto muita falta dele. Não agüento saber que ele se foi. (Tristeza)

- Como acalmarei minha mãe? (Desespero)

- Todas as manhãs quando eu acordar, a primeira coisa que me lembrarei é que meu pai se foi. (Tristeza)

- Eu não devia ter ido para casa tomar um banho. (Culpa)

- Eu deveria ter ficado ali, assim eu poderia ter dito adeus. (Culpa)

- Eu devia ter percebido quão próximo estava seu ultimo momento. (Culpa)

- Eu estava ali dia e noite, dia e noite, e ainda assim não consegui dizer adeus. (Raiva)

- A mulher que estava com ele sabia muito bem o que estava acontecendo. (Raiva)

- Como ela se sentiria se estivesse em meu lugar e eu colocasse seu pai em coma? (Vingança)

- Ela vê muitas pessoas morrendo e deveria ter me avisado de que o tempo dele estava próximo. (Ira)

- Acho que ela sabia e não queria que eu estivesse lá. (Ira)

- Ela deu mais medicamentos a ele do que era necessário só para que ficasse mais fácil para ela. (Censura)

- Eu gostaria de ter dito adeus a ele. (Desapontamento)

- Há muitos detalhes para cuidar e não sinto que realmente esteja fazendo algo. (Opressão)

- Tenho negligenciado muitas coisas em minha vida; preciso reagrupar as coisas e organizá-las. (Opressão)

- Os profissionais da saúde são muito insensíveis com as famílias dos doentes e das pessoas que estão morrendo. (Frustração)

- Eles estão mais preocupados com tanques de oxigênio do que com como eu me sinto. (Irritação)

- Seria melhor gastar mais tempo com minha própria família. (Esperança)

- Será bom voltar para a normalidade da vida. (Expectativa positiva)

- Sei que com o tempo me sentirei melhor. (Expectativa positiva)

- Não sei se voltarei a me sentir como já me senti antes, mas sei que com o tempo eu me sentirei melhor. (Expectativa positiva)

- Há tantas coisas a fazer e tantas que eu quero fazer. (Expectativa positiva)

- Procurarei sorrir e ter propósito, e rir e realmente sentir isso. (Expectativa positiva)

- Aprecio muito meu marido. Ele tem sido útil de tantas maneiras. (Apreciação)

- Realmente aprecio minhas irmãs. Nós todos apreciamos nossos pais e nos amamos. (Apreciação) (Amor)

- Levando em consideração todas as coisas que vivemos e que temos vividos, realmente essas vidas são maravilhosas. (Apreciação) (Amor)

- A morte é uma parte da vida. (Sabedoria)

- Uma vez que todos somos Seres Eternos, realmente não há tal coisa como a morte. (Sabedoria)

- Papai não se foi, pois não há tal coisa como a morte. (Sabedoria)

- Ele está num lugar onde a tristeza não existe. (Sabedoria)

- Amo saber que ele está num lugar de total prazer e discernimento. (Prazer)

- Adoro essa experiência terrena gloriosa. (Prazer)

- Amor saber como tudo isso se combina bem. (Prazer)

- Amei ter tido esse homem maravilhoso como pai. (Prazer)

- Tudo isso está bem. (Prazer)

Lembre-se, você não tem acesso às emoções que estão distante de onde você está vibrando agora. Embora você possa ter gasto um dia inteiro debatendo-se na emoção do estado atual, no dia seguinte tente estabelecer um novo ponto de partida, mesmo que tenha tido apenas um pouco de melhora.

Se a emoção negativa que você estiver sentindo for pouca, você rapidamente subirá na escala emocional. Se a emoção negativa que você estiver sentindo começou apenas recentemente, você rapidamente se moverá na escala. Se você está experienciando algo extremamente sério ou se for algo que você já tem vivido por muitos anos é concebível que você possa gastar 22 dias movendo para níveis superiores nessa escala emocional; cada dia, deliberadamente, escolha uma emoção melhorada, acima da que você está vivenciando nesse momento.

Mas 22 dias a partir da Impotência para a Potência não é um tempo longo quando comparado com pessoas que você conhece que têm estado em um luto inseguro ou na impotência por muitos anos.

Agora que você entende que seu objetivo é alcançar uma emoção com sentimento melhorado, é nossa expectativa que esse processo o liberte de suas emoções negativas problemáticas que você vem experienciando por anos.

E conforme você, gentil e gradualmente, libera a resistência que você vem, sem saber, convocando em sua experiência de vida, você começará a experienciar melhoras em suas experiências de vida... em todas as áreas problemáticas de sua vida.

Abraham-Hicks



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails