segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Deus Necessita de Você

Deus é Amor. E é por meio do ser humano que o Amor de Deus se revela perfeita e conscientemente. Se não existisse o ser humano, o Amor de Deus não poderia se expressar perfeitamente. Por isso, Deus precisa de você. Se você não existisse, faltaria um canal de expressão de Deus, isto é, um ser dotado de individualidade, por meio do qual Ele quer Se manifestar. Por isso Deus necessita de você. Quanta honra o fato de ser uma pessoa indispensável para Deus! Quando se toma consciência disso, nasce a verdadeira alegria de viver, a convicção de que foi bom ter nascido neste mundo.

O que devemos fazer como auto-realização de Deus
O ser humano surgiu na face da Terra como auto-realização de Deus. Portanto, deve haver para cada um de nós, todos os dias, alguma tarefa vinculada a Deus. Somente o trabalho ligado a Deus pode ser considerado uma obra de real importância, que dá sentido à vida. Se queremos realizar trabalhos vinculados a Deus, devemos iniciar o dia com a oração matinal ou a Meditação Shinsokan matinal. Qualquer que seja o trabalho, devemos volver nossa mente para Deus e agir conforme a Sua vontade, assim como o gerente de uma loja administra o estabelecimento obedecendo à vontade do proprietário e os funcionários de uma empresa trabalham de acordo com a diretriz traçada pelo presidente. Quando volvemos nossa mente para Deus, Ele nos transmite a Sabedoria para levar avante o trabalho e nos preenche de fé e coragem para realizá-los. A oração diária renova a fé e a coragem.

A atitude correta para trabalhar
Deus é Força Infinita, e somente Ele é a verdadeira fonte de força. Você é filho de Deus e sua Vida é a Vida de Deus que se alojou em você. Portanto, se você se conscientizar disso e direcionar sua força vital para o lado correto, é natural que não surja nada para impedir a realização do seu objetivo. Já que sua Vida é a Vida de Deus alojada em seu interior, se você não agir de acordo com a vontade de Deus, poderá cair em contradição e fracassar na realização do seu objetivo. É essencial escolher um trabalho honesto e executá-lo com a postura mental correta. Não importam as críticas; deixe os outros dizerem o que quiserem. Procure realizar todos os dias um trabalho que, de alguma forma, contribua para o bem da humanidade (ou, pelo menos, beneficie uma ou algumas pessoas). Isso servirá para direcionar corretamente o seu trabalho e para manter correta a sua postura mental.

Pessoas que transcendem as intenções da mente fenomênica
O talento é uma excelente qualidade, mas não é tudo. Por mais que alguém tenha inteligência e força, se ele não conseguir atrair a simpatia e a confiança das pessoas, não poderá obter êxito. O êxito vem dessas qualidades, que nascem da relação harmoniosa entre as pessoas. Vendo as pessoas que parecem ter subido na vida sem fazer nada, os talentosos que não conseguem êxito tendem a invejá-las e a sentir-se injustiçados. Eles precisam perceber que o trabalho não consiste apenas na demonstração do talento ou da habilidade técnica. Existem pessoas que contribuem muito para o sucesso do grupo mesmo sem se empenhar para isso. São pessoas que, só pelo fato de estarem presentes, inspiram respeito e dá credibilidade à firma.
Aqueles que têm talento não devem se queixar invejando as pessoas que exercem influência apesar da aparente inatividade. Os materialistas só se importam com as atividades de ordem material, e por isso tendem a se revoltar contra tais pessoas que, aos olhos deles, não fazem nada. Mas a inatividade dessas pessoas é apenas aparente. Na realidade, elas prestam grande trabalho, sendo o que são, ou seja, pessoas respeitáveis e confiáveis. Elas são como o pilar principal e o alicerce de uma casa. Para que todas as máquinas de uma fábrica funcionem bem, executando tarefas complexas, é essencial que a própria fábrica seja uma construção firme, com o alicerce e o pilar principal sólidos. O pilar principal e o alicerce exercem o trabalho da máxima importância, estando ali sem se moverem.
O pilar e o alicerce devem ser sólidos e estáveis. Em outras palavras, devem garantir a harmonia do todo. A harmonia equilibra tudo, inclusive a vida das pessoas.
Pessoas que não conseguem sucesso na vida mesmo tendo talento de sobra são, geralmente, as que não se harmonizam com os colegas, as que vivem se queixando, as que mantêm distância dos superiores temendo que, se forem amistosas com eles, poderão ser vistas como bajuladoras, ou as que tratam bem os subordinados, mas não são respeitosos com os superiores.
Para alcançar a prosperidade, é necessário que o nosso propósito atenda à “tripla adequação”, isto é, esteja em conformidade com a pessoa, a ocasião e o lugar. “Tripla adequação” é um termo que expressa a grande harmonia. Precisamos levar uma vida harmoniosa, agindo corretamente conforme as pessoas com que lidamos, a ocasião e o lugar. Os jovens tendem a enaltecer a rebeldia e a conduta subversiva confundindo-as com o heroísmo e a coragem. Mas, atos rebeldes e subversivos violam o princípio de “tripla adequação” e quebram a harmonia. Às vezes, tais atos resultam em êxito temporário, mas nunca conduzem à prosperidade permanente. Toda rebelião provoca reação. Isso ocorreu também na União Soviética: todos os líderes do início da Revolução Russa foram banidos do país ou fuzilados.
Convém deixar que as coisas se acomodem naturalmente em seus devidos lugares. Mesmo que alguém alcance a supremacia forçando a situação, acabará caindo; e, mesmo antes de isso acontecer, vive aflito temendo a queda.

Os passarinhos cantam felizes no céu, e os grilos cricrilam felizes no meio dos capins. É inútil tentar fazer os grilos cantarem no céu.

Do livro Anata wa Mugen Noryokusha (ainda não editado em português; tít. prov.: Você é Dono de Potencialidade Infinita), pp. 243-247



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails