segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal - Comemorando o Natal - Rachel Ribeiro Demartini

A época de Natal sugere vários significados. Para muitos, é tempo de festas, reuniões familiares ou de troca de presentes. Para outros é vivência da espiritualidade cristã, da expressão da solidariedade; existem aqueles que interpretam tudo isso com tristeza e pesar. Essas diferenças se devem ao vínculo afetivo estabelecido com a data e às condições que cada indivíduo teve ao longo de sua história relacionada a ela. Por isso, faz-se necessário sempre relembrar seu real significado como tempo da graça de Deus, que concedeu ao mundo seu Filho Jesus, para habitar entre nós.

A tendência de nos prendermos ao consumismo, tão comum em nossa sociedade, não deve tomar conta da essência desse momento. Dar presentes é uma tradição e representa carinho, alegria! Porém, o problema está em valorizar o que se ganha, a marca ou o preço que se paga, principalmente em se tratando de crianças e adolescentes. É bom que a lembrança esteja relacionada ao sentimento e não ao valor material. O nascimento de Jesus aconteceu na simplicidade, assim como sua vida. Por isso, nada mais saudável do que vivenciar o aniversário d´Ele, comemorando com as pessoas que amamos, de forma harmoniosa e simples também!

Os extremos, a falta ou o excesso, são sempre prejudiciais! Então, aí vão algumas ideias: Utilizemos esse tempo para refletir sobre nossa vida e propor algumas mudanças e recomeços. Pensando em mimos, podemos construí-los de forma artesanal, reciclando objetos, criando enfeites, pinturas, cartõezinhos, usando a imaginação... Colocar nosso carinho e um pouco de nós num presentinho é bem interessante! E para quem não tem disponibilidade ou dom para desenvolver esse tipo de trabalho, podemos ainda valorizar os produtos artesanais da região e de cooperativas. Além de exaltar a criatividade, colabora-se com a economia familiar e dá-se bom exemplo de atitude responsável.

Vivemos com muita pressa nos dias de hoje e, às vezes, nos esquecemos de fazer uma pausa para apreciarmos as etapas felizes da nossa vida, a natureza, o aconchego do lar! Portanto, monte seu presépio e reúna as pessoas para um momento de oração, cultive bons sentimentos de alegria, paz, amor, compaixão, respeito, perdão em família. Não vamos passar por esta data tão linda de forma “automática”, mas de maneira especial! O importante é fazer com que o centro de toda a festa seja Jesus, tendo um Natal consciente, valorizando a família no lugar da comida ou dos presentes! Um feliz Natal a todos!!!
“O anjo disse: ‘Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que vai ficar grávida, terá um filho, e dará a ele o nome de Jesus.” (Lc 1, 30-31)

Rachel Ribeiro Demartini
Psicóloga Clínica
Contato: rachel@mednet.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails