terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal: Natal - Tempo de Festa e Compromisso - Pe. Cristovan Iubel

“Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou seu povo, enviando-lhe um poderoso Salvador” (Lc 1, 68-69a)

“Uma criança nasceu para nós, um filho nos foi dado. A soberania repousa nos seus ombros. Proclama-se o seu nome: Conselheiro maravilhoso, Deus forte, Pai para sempre, Príncipe de paz” (Is 9, 5)

Deus Pai, na graça do Espírito Santo, envia o Filho Jesus, que é o motivo de nossa festa, comemoração e confraternização!

Tempo de reflexão

Jesus, o aniversariante, é Deus e homem. Enviado pelo Pai, assumiu a condição humana para resgatar-nos do pecado e da morte.

Jesus é Deus. Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é a face visível do Deus Único. Ao encarnar-se, não deixou de ser o Filho de Deus.

Jesus é Homem. Ao encarnar-se, fez-se um de nós, até mesmo na dor, no sofrimento e na morte. Em tudo, menos no pecado, Jesus é Deus-Homem!

Jesus é Libertador. Porque somos limitados e pecadores, estávamos acorrentados ao mal. Jesus, por amor, quebrou a corrente que nos prendia à condenação. Agora somos livres Nele.

Jesus é Salvador. Ao mesmo tempo em que fomos libertados, também fomos salvos por Ele. O pecado e a morte foram derrotados.

Tempo de conversão

A festa passa e a vida continua. Para nós, cristãos, a festa é a soma da alegria com o compromisso. O aniversário de Jesus nos enche de alegria e nos comprometemos com Ele. A festa que celebramos tem como ingredientes a alegria, o pedido de perdão, a confraternização, a gratidão e a conversão.

“Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura: “...eis que tudo se fez novo” (1 Cor 5,17).

A Igreja celebra, com grande júbilo, a encarnação do Filho. Para nós, celebrar é comemorar e festejar; é também converter-se, buscando edificar um mundo justo e humano.

Jesus está conosco nas pessoas. Onde está um ser humano, ali está Deus. Todas as pessoas, sem exceção, são templos da Trindade. Desrespeitar uma pessoa é desrespeitar a Deus.

Jesus está conosco na Palavra. A Boa Nova do Reino é, antes de tudo, uma pessoa: o Filho que se encarna. A Palavra de Deus é presença do Filho entre nós.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por Ele e sem Ele nada foi feito” (Jo 1, 1-3)

Jesus está conosco na comunidade. A Igreja, nascida do Coração do Filho, é o lugar privilegiado da presença e da atuação de Jesus. Onde está a Igreja, o Filho ali está.

Jesus está conosco na Eucaristia. Não apenas como símbolo e sim de forma real. Comungar é alimentar-se de Jesus.

Jesus está conosco pelo Espírito Santo. É a Terceira Pessoa da Trindade quem auxilia os cristãos a viver o Evangelho. Jesus é o caminho para o Pai; e o Espírito, o caminho para o Filho.
“Muitas vezes e de diversos modos Deus falou aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas” (Hb 1, 1-2).

Fonte Novena de Natal
Triunfo do Coração de Jesus
N 29 – Outubro – Dezembro/ 2001

Autor: Pe. Cristovan Iubel – Guarapuava, PR
Fonte: http://www.apostolas-pr.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails