terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Lamentar, a maior perda de tempo do mundo - André Lima

A lamentação surge quando resistimos a realidade da forma como ela se apresenta no presente ou quando não aceitamos algo que passou. Por exemplo. Estamos em um engarrafamento e surgem vários pensamentos de irritação, raiva e impaciência. É a resistência a realidade da forma como ela se apresenta. Não faz o engarrafamento se acabar,e traz sentimento de infelicidade. É totalmente inútil.

É o desejo de algo fosse diferente, só que não é. A realidade está ali e nos sentimos frustrados, impotentes e irritados.

Outros exemplos. Alguém marca um compromisso e não aparece. Você compra um eletrodoméstico e chega em casa ele está quebrado. Você sai de casa e quando chega ao destino percebe que esqueceu uma coisa importante que deveria ter levado. Você perdeu dinheiro em uma aplicação financeira. O carro quebrou e surgiu um gasto inesperado. O pneu do carro está furado. A faxineira não veio. Faltou água. A energia acabou. O despertador não tocou. Fizemos um esforço enorme pra concretizar algo e acabou não dando certo. O computador deu pau. O filho fez uma mal criação. Você está meia hora no telefone falando com várias atendentes da sua operadora de celular e nada está se resolvendo. Alias, você liga pra tentar falar com uma atendente e só consegue falar com a máquina. O prato do restaurante veio errado. Você pediu pra vir sem cebola, só que veio com bastante cebola. São inúmeras as situações que nos causam sofrimento porque resistimos a elas quando elas se apresentam.

Qualquer que seja a realidade que se apresenta, quando resistimos a ela nós sofremos. Se aceitarmos aquela realidade da forma como ela se apresenta o sofrimento desaparece. Se aceitarmos “profunda e completamente”, como dizemos quando estamos aplicando EFT, nos sentiremos em paz.

É claro que é fácil falar e difícil de fazer. Mas é pra isso mesmo que existe a EFT, para nos ajudar a limpar o sentimento de lamentação (e qualquer outro sentimento negativo) e atingir esse estado facilmente. Ela ajuda muito mesmo, que vem praticando sabe o quanto fica mais fácil. Vou falar mais adiante como podemos fazer isso.

Quando eu falo de aceitação da realidade, isso não quer dizer que vamos nos tornar uma pessoa passiva. Você deve continuar tendo o desejo de ter uma situação melhor e tomando ações para conseguir uma vida melhor, mas sem que isso lhe traga sofrimento com a sua realidade atual. Você deseja que o engarrafamento acabe, é apenas uma preferência, e não uma necessidade que causa raiva e descontentamento.
Existe uma diferença entre preferir e necessitar. Entender essa diferença pode aliviar o sofrimento e ajudar a na aceitação da realidade. Vou escrever depois um artigo especifíco sobre esse tema.

Para não sofrer nessas situações temos somente duas opções. Ou mudamos imediatamente (ex: sair da fila do banco e ir fazer outra coisa para depois retornar em outro momento de fila menor) ou então, caso não seja possível mudar naquele momento, aceitamos incondicionalmente o que está ocorrendo.

A não aceitação da realidade é uma das causas de maior sofrimento no ser humano. Observe também que sofremos quando vemos algo na televisão: uma noticia ruim, seja uma tragédia, corrupção, injustiça, pelo fato de resistirmos a realidade, ao que é. Pelo desejo de que não tivesse acontecido, que fosse diferente, mas não é. Repito, isso não quer dizer que vamos ser passivos e que nunca vamos tomar atitudes. Mas podemos fazer isso sentindo nos sentindo em paz.

A lamentação do passado também segue o mesmo princípio. Como seria bom que meus pais tivessem sido de tal forma. Há se eu não tivesse perdido aquela oportunidade. Fulano me roubou. Tal episodio que passei foi uma injustiça... remoemos o passado, desejando que tivesse sido diferente. Resistimos a realidade do que foi e assim sofremos.

Tenho uma cliente em tratamento que trouxe uma queixa enorme pra sessão. Uma coisa que estava causando profunda angustia e infelicidade a cada instante: seu apartamento é muito pequeno. Fica a duas quadras do shopping. Mas é muito pequeno. Tem vista para o mar. Mas no quarto não cabe uma poltrona. Dá pra ir andando a praia. Mas o que importa é que o apartamento é pequeno. A área valoriza acima da média a cada ano. Mas do que importa isso se o apartamento é pequeno?

Lamuriar causa depressão, ou alimenta a depressão. Como então podemos usar a EFT para nos ajudar a sair desse quadro?

Observe algo na sua vida atual algo que você não aceita. Liste todas as razões, queixas, lamurias que vierem a mente a respeito dessa situação. Pode ser também uma pessoa que você não aceita, é possível fazer o mesmo processo – liste todos os defeitos e coisas que ele fez ou faz que você não agüenta.

De posse dessa lista de lamurias, você agora tem um excelente material para aplicar EFT e tirar a carga emocional das suas queixas. Você pode fazer conforme o exemplo abaixo (para entender do que se trata, você precisa já ter lido o manual):
Frase de preparação: “Mesmo que eu me sinta infeliz por ter esse apartamento pequeno, eu me aceito profunda e completamente.”

Agora, a cada ponto da EFT você ira falar as frases de lamuria:

Ponto topo da cabeça: Me sinto infeliz nesse apartamento pequeno
Inicio da sobrancelha: Não cabe uma poltrona no quarto.
Lateral do olho: Me sinto sufocada nesse lugar
Embaixo do olho: eu morava em um apartamento tão maior...
Embaixo do nariz: o elevador sempre aparece riscado...
Acima do queixo: eu nunca vou ser feliz nesse apartamento
Osso da clavícula: não tenho privacidade
Embaixo da axila: me sinto infeliz

Continue a rodada falando sobre o que incomoda. Reclame, se queixe, lamurie a vontade enquanto você bate nos pontinho da EFT. Isso Não vai reforçar o sentimento como alguns podem pensar. O efeito que isso traz é o do limpar a carga emocional que está associada as lamentações. Fazendo o processo bem feito, você sentira a cada rodada que as lamurias vão ficando sem sentido, sem peso. É possível que no final você sinta que estava exagerando, é possível até que comece a achar graça das queixas.

Faça quantas rodadas forem necessárias. Para alguns casos, tres ou quatro rodadas será o suficiente. Para outros, talvez trinta rodadas, ou alguns dias fazendo várias rodadas por dia. Você só deve parar quando sentir total aceitação, paz interior. A vida assim fica muito mais leve.

Abraços,

André Lima
http://www.eftbr.com.br



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