sexta-feira, 11 de março de 2011

Concentre-se Em Uma Tarefa de Cada Vez - Trecho do Livro "Vá Direto ao Assunto" – STUART R. LEVINE

Nos dias de hoje, a prática de fazer várias coisas ao mesmo tempo está supervalorizada. A verdade, porém, é que quando você divide seus esforços entre vários projetos fica impossível se concentrar totalmente em cada um deles.Toda vez que você passa de uma tarefa a outra perde tempo e energia. Dependendo de quantas ações você estiver tentando executar, poderá gastar de 20% a 40% a mais de tempo, pois vai ter que retomar sua linha de pensamento e se concentrar outra vez.
Tanto na vida privada quanto na profissional, precisamos fazer malabarismos. Poucos dias transcorrem em uma sequência linear e ordenada. Falar ao telefone com um cliente ou colega enquanto você lê ou digita um e-mail pode não lhe trazer grandes problemas. Mas fazer ambas as tarefas enquanto prepara um relatório do departamento pode ser desastroso. No mínimo, o trabalho vai demorar mais a ficar pronto e terá a qualidade comprometida.
Para aumentar seu foco e seu desempenho quando a concentração for um fator crítico, livre-se do vício de fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Siga as dicas a seguir:

* Tire o alerta sonoro para novos e-mails.Verifique sua caixa de entrada quando for conveniente para você – e não quando o bipe interrompê-lo.

* Separe um tempo para se dedicar exclusivamente a tarefas que demandam concentração intensa, como redigir e planejar uma apresentação ou fazer uma analise. Avise a todos que você está trabalhando em um projeto importante. Deixe que os telefonemas caiam na secretária eletrônica e feche a porta de sua sala (caso trabalhe em um espaço aberto, pendure um aviso em sua baia).

* Sempre que possível, agende telefonemas importantes para o período em que tem menos chances de ser interrompido. Nunca trabalhe em outra tarefa enquanto estiver ao telefone: seu interlocutor sabe quando você está escrevendo um e-mail, e esse comportamento irrita muita gente.

* Organize seu trabalho de maneira que consiga fazer uma coisa de cada vez e com capricho. As recompensas serão inestimáveis.

Trecho do Livro Vá Direto ao Assunto – STUART R. LEVINE



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails