terça-feira, 31 de maio de 2011

O Bom Humor Desintoxica o Corpo e a Mente - Conceição Trucom

Tudo pelo bom humor

Usando de estímulos dos cinco sentidos (sensoriais) e cinestésicos (movimento corporal), a ginástica cerebral tem o propósito de ampliar e pluralizar a inteligência. Isto porque a ciência afirma que um cérebro será tão mais inteligente quanto maior a sua ramificação (rede) de neurônios e a sua integração (pontes) entre os dois hemisférios (esquerdo-racional e direito-emocional).

Esta complexa rede de comunicação entre as diversas áreas de talento é que irá fornecer a necessária flexibilidade, versatilidade e adaptabilidade para as inteligências, inclusive emocional, acontecerem.
Mas, para a vitória desta dinâmica da ginástica cerebral, é fundamental que a pessoa esteja numa atitude positiva. O cérebro só registra, aprende e ramifica quando estamos abertos ao novo.
Sabe qual o nome disto? Bom humor, atitude de sabedoria, a mais espiritual das atitudes.

Você já percebeu como uma criança, gulosa por aprender e crescer, está sempre rindo e bem humorada? Uma criança normal chega a rir 250 vezes por dia. Ela perdoa, se adapta, tem respostas para tudo; elas são verdadeiros mestres para nós adultos.
A criança está sempre aberta. O único que ela detesta? A rotina e a monotonia. Assim é o cérebro. Ele se nutre do novo e morre aos poucos com a mesmice.
O adulto cresce e acha que deve ser sério e estruturado. Este é um daqueles modelos do mundo.
Que confusão. É justo o contrário. Para crescermos temos que ser bem humorados e flexíveis.

Quando você estiver diante de uma dificuldade, converse com uma criança e perceba como ela dará palpites de extrema pureza e simplicidade. Aprenda com ela. Ou melhor, aprenda com a sua própria criança interna.
Mas onde ela está? Como faço para resgatá-la?
Pois é!

A vida humana torna-se bastante complexa quando não percebemos que ela funciona a partir de princípios muito simples. Existe um destes que uso bastante que diz: quanto mais, mais e quanto menos, menos.

É irônico. Quanto mais rígidos com a vida, mais emburrecidos nos tornamos. Quanto mais flexíveis (abertos ao novo), mas inteligentes seremos. Mas, para sermos mais inteligentes precisamos deixar de ser rígidos.
Existia até um anúncio de biscoitos cujo slogan era: Vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?
A questão não é saber onde começa o ciclo, mas como entrar no ciclo certo.
Como sair pela tangente do ciclo errado – sou negativo, não consigo mudar e não mudo porque sou negativo – e entrar no ciclo construtivo – cresço porque sou positivo e cada vez sinto mais vontade de crescer?
O segredo está em duas palavrinhas mágicas que funcionam JUNTAS.
Bom humor e Desintoxicação.

Situação 1 - Pessoa enfezada é mal humorada. Deixou sair? Ficou mais aliviado? Vem o bom humor. Muda até o tom de voz.

Situação 2 - Pessoa irada, com o fígado soltando puro fel. Começou a rir sem parar? Ela fala: ri tanto que desopilei (desintoxiquei) o fígado. Muda até a sua cor.

Não comece por uma ou outra, mas pelas duas ao mesmo tempo.
E não é preciso esperar uma oportunidade especial para isso, é só começar.
Existe um esforço? Com certeza.

Sair pela tangente significa dar um salto quântico e mudar de atitude.
Saímos das atitudes destrutivas e passionais, entramos na atitude de sabedoria.
Lembre-se que o bom humor é A nutrição do espírito.
Buda afirmava: O sorriso inicia-se na Alma e manifesta-se no corpo físico através dos olhos.
Por outro lado, a sabedoria só pode acontecer num corpo limpo, lúcido.

Fique ligado!

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para alimentação natural, bem-estar e qualidade de vida.
http://www.docelimao.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails