quinta-feira, 24 de maio de 2012

Doze sugestões para construir laços de amizade - Inácio Dantas

1- O homem, para ser grandioso, precisa da força dos pequenos amigos, assim como o mar, que para ser grandioso precisa das águas dos pequenos rios!

2- Quando você alcança o ápice da carreira, amigos de “última hora” surgem à sua volta. Cuidado! Estes, iguais às nuvens, são inconstantes e sempre a pairar nas montanhas mais altas...

3- Não meça esforços para ajudar, hoje, um amigo necessitado. Amanhã, quem sabe, ao necessitar ele não medirá esforços para ajudá-lo!

4- Quem anda na companhia de amigos sem metas ou diretrizes é um mero passageiro da vida: anda a esmo, sem horizonte nem destino.

5- O homem, que em harmonia circula entre amigos numa comunidade, é como o sol que, harmoniosamente, circula no espaço sem jamais colidir com os astros.

6- Tenha no seu ciclo de amizades pessoas que o elevem ética e moralmente. Conviver entre amigos que estudam, trabalham e respeitam o fará também um estudioso, trabalhador e respeitoso.

7- Quando dois amigos estão prestes a entrar em rota de colisão devem parar, acertar a direção e olhar a amizade pelo parabrisa, jamais pelo retrovisor!

8- O pior, numa roda de amigos, é você falar e ninguém crer no que diz. Portanto, precavenha-se. Seja modesto, verdadeiro. Megalomania ou inverdade é igual à luz de um fósforo: ilumina, mas o clarão é frágil e fugaz!

9- Seja o unificador do entendimento com os amigos e o interlocutor da paz com os inimigos. Nesta vida, a força da amizade pode guindá-lo ao apogeu e “meia-força” das inimizades vergá-lo ao ocaso!

10- Amizade, para ser eterna, não se trai, não se vende, não se compra. Ela é inegociável, posto que seu verdadeiro preço é o apreço.

11- Polêmicas banais entre amigos devem ser apascentadas, e resolvidas, com o senso da amistosidade. Sejamos, portanto, adultos para o diálogo, crianças para o entendimento!

12- Felicidade sem amor, sem amigos, sem a presença de Deus, é apenas uma palavra, não um halo de luz, um estado de espírito.

Inácio Dantas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails